Bert Hellinger

HellingerBert Hellinger, nascido na Alemanha em 1925, formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Como membro de uma ordem de missionários católicos, estudou, viveu e trabalhou durante 16 anos na África do Sul, dirigindo várias escolas de nível superior. Posteriormente, tornou-se psicanalista e, por meio de Dinâmicas de Grupos, da Terapia Primal, da Análise Transacional e de outros métodos, desenvolveu sua própria técnica: Constelações Sistêmicas e Familiares.

Seu entendimento dos mecanismos segundo os quais os membros de um sistema familiar ficam tragicamente implicados e sua maneira de configurar as Constelações Familiares, visando uma solução imediata, valeram a Hellinger o reconhecimento como uma das figuras-chave do mundo psicoterapêutico moderno.

Atualmente, Hellinger prefere trabalhar na linha mais espiritualizada dos “Movimentos da Alma”, entregando os movimentos dos representantes a forças superiores que levam à reconciliação e ao restabelecimento do fluxo do amor em um sistema.

Uma introdução extensa ao pensamento e ao trabalho de Bert Hellinger pode ser encontrada em suas obras, como: A Simetria Oculta do Amor, As ordens do Amor, Constelações Familiares, Liberados somos concluídos, dentre muitos outros, traduzidos em diversos idiomas.

Hellinger atua também como conferencista e diretor de cursos em todas as partes do mundo.